CATEGORIAS

Aba 1

Postado em 23 de Maio de 2016 às 17h31

Relacionamentos desgastados, o que fazer?

As relações têm bons e maus momentos. Às vezes, nos momentos difíceis, os parceiros ficam sem saber que vão fazer por que o desgaste é enorme, a raiva paira no ar e tudo passa a ser motivo de agressões. Aí vem a pergunta, continuar ou acabar? Não é fácil recuperar o relacionamento, mas é possível. Descobrir as causas do problema é o passo inicial.
Não é difícil perceber quando uma relação começa a ter problemas psicológicos. Tem um cheiro de veneno no ar. Um pequeno comportamento de um dos parceiros da margem para a agressão do outro. O importante nesse momento é saber se a relação está com um problema ou se ela é totalmente irrecuperável.
As pessoas precisam ter idéias dos sintomas de um relacionamento que está em envenenado para poder fazer a desintoxicação. Um dos fatores mais comuns da relação envenenada é o sentimento de impotência e de desesperança. É impotência de mudar o que precisa ser mudado. Essa sensação é como se você tivesse perdido o controle de si mesmo e dos problemas na relação. É como se você tivesse em queda livre incapaz de encontrar uma solução.
Por outro lado, o desespero faz a gente imaginar que a vida e o relacionamento nunca mais vão mudar. É como uma percepção de que nos encontramos num beco sem saída e isso vai criando um círculo vicioso.
Uma partida básica para iniciar essa desintoxicação e tentar eliminar as emoções negativas e procurar ver o que o relacionamento tem de bom. Isso evita que o casal invista muito e venha a morrer na praia.
É preciso entender que reconstruir o relacionamento é um processo e leva o seu tempo. Como palavra diz, processo é algo contínuo que vai se construindo, é o contrário de tudo ou nada.
Então é importante avaliar o relacionamento da seguinte forma: como era antes e como está agora. Toda relação de amor, seja ela de amizade, de mãe e filho, de marido e mulher, tem momentos melhores e piores. É mais ou menos comparado a conta corrente no banco, horas está mais alta, horas está mais baixa, quando não está no vermelho.
Um dos grandes questionamentos que os relacionamentos tóxico nos trazem é a indefinição entre cair fora e procurar uma nova relação ou até ficar sozinho ou continuar na relação tentando mudar para melhorar. O medo, às vezes, faz com que a pessoa fique paralisadas, sem ação. Na verdade, você não se sente sem esperança porque não existe solução, mas, sim, acredita que não existe solução é precisamente porque sente muito medo.
O que a gente pode fazer para vencer o medo? Para vencer o medo é importante que ele seja reconhecido. Quando o casal está crescendo, enquanto o casal continuar a ampliar a capacidade de se conhecer, esse casal está numa mudança. E toda a mudança gera medo. Mesmo quando essa mudança é para melhor. A melhor forma de perder o medo de fazer alguma coisa é fazendo.
Mas porque o medo caminha junto com as pessoas ? A gente sabe que existem coisas que podemos controlar, enquanto outras estão além do nosso controle. Porém, se o casal se julgasse sem condições de influir no próprio destino, aí eles estarão duvidando de si mesmos, até de suas forças. Por isso existem os psicólogos, com formação específica na área de casais, que podem estar ajudando vocês.
É bom lembrar que as forças do casal se desenvolvem ao aprender a lidar com os desafios reais, com a experiência de cada dia. A vida não é uma luta fácil.
Acontece que fazer nos dá poder, portanto, se você sentir medo, lute assim mesmo pela própria sobrevivência e pela sobrevivência do seu amor.

Por Ieda Dreger. 

Veja também

Você procrastina?24/05/16 Procrastinação é o adiamento das coisas que se tem para fazer. Enquanto é normal que as pessoas procrastinem até um certo ponto, isso se torna um problema quando impede o funcionamento normal da vida. A procrastinação crônica pode ser um sinal de alguma desordem psicológica ou fisiológica. Quantas vezes já ocorreu de você deixa......
Sua vida tem qualidade?24/05/16 Sempre que abordo o tema qualidade de vida, gosto de utilizar a expressão "vida com qualidade". Ambas parecem ter o mesmo significado, porém um olhar mais acurado descobrirá nelas conotações diferentes. Todos......
Você está sempre reclamando de tudo?24/05/16 Você está constantemente se perguntando “por que tudo acontece comigo?”Já acorda de mal com o mundo e com as pessoas que fazem parte dele? Está sempre pensando no que mais falta te acontecer depois de tudo que já......

Voltar para (Blog)


Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.