CATEGORIAS

Aba 1

Postado em 24 de Maio de 2016 às 16h53

Quando a timidez atrapalha

Existem fases em que seu filho pode estar mais ou menos tímido. É natural que uma criança de um ou dois anos seja mais atirada que uma de quatro anos. Isso acontece porque a menor não tem noção de perigo e, por isso, não tem medo de experimentar diferentes emoções.

Perceber a timidez não é tão fácil. Você precisa analisar seu filho em diferentes situações para verificar se realmente é uma criança inibida. Dentro de casa você conseguirá diagnosticar os indícios da timidez como, por exemplo, numa festa com a presença de primos e amigos da mesma idade. Observe se seu filho insiste em brincar sozinho, mesmo depois de sucessivos convites. Num parque de diversões também é possível confirmar. Se em vez de curtir novas aventuras com os colegas ele preferiu ficar isolado é provável que sinta muita vergonha.

Mas na escola a evidência é maior. Geralmente a professora consegue observar o fato mais rápido, porque dentro da sala de aula o estudante desenvolve diversas atividades em grupo. O aluno tímido, entretanto, pode ter dificuldades e até pedir para fazer a tarefa sozinho. Entre 6 e 7 anos, quando ingressam na pré-escola, as crianças estão ávidas por conhecimento. Tudo é novidade. O natural, portanto, é que no primeiro mês de aula comecem a formar um círculo de amizades. A falta de entrosamento é normal nos primeiros dias, mas se a característica persistir é sinal de grande e inibição em.

A timidez é um alerta de que algo não vai bem. A criança pode estar com muita dificuldade de relacionamento. Tem medo de reagir a determinadas situações, como falar em público, por exemplo. Ela até poderia subir num palco para cantar, mas se retrai ao imaginar o que as pessoas esperam de sua performance.

O timido experimenta pouco na vida real e muito na fantasia. A pessoa envergonhada sofre um processo de auto inibição, ou seja, ela se priva de algumas emoções por não saber como irá enfrentá-la.

Como tem dificuldade de encarar o mundo concreto, a criança inibida cria um lugar onde tudo é perfeito e ninguém a rejeita. É o mundo das fantasias. Neste ambiente herói e bandido se confundem. Na imaginação, ela é completamente feliz porque não corre perigo. No dia a dia ela usa a inibição para não se expor.

Os psicólogos apontam duas formas de ajudar uma criança tímida. A primeira é conversar muito com ela. Comece perguntando por que não gosta ou não quer brincar com os amigos ou primos da mesma idade. Com certeza , o pequeno dará alguma pista do que causa receio e por que prefere ficar isolado. A segunda, é não expor a criança em público. Entenda que ela tem medo de si própria. Aos poucos crie situações adequadas para que elas tenham vontade de experimentar. Deixe à vontade. Mas se o constrangimento for muito grande e chegar a causar sintomas físicos como tremores e sudorese, por exemplo, procure um especialista.

A timidez, no entanto, tem vários níveis que chegam a troca de personalidade, uma patologia emocional. Mas lembre-se sempre de que todas as pessoas são diferentes. Alguns adultos adoram ser o centro das atenções em qualquer reunião. Contam piadas, são cativantes. Outros ficam num canto, falando baixo, curtindo o som, preferem uma conversa mais íntima. E assim mesmo aproveitam a festa. O importante é saber se a timidez causa algum tipo de sofrimentos. Em caso positivo ela deve ser tratada. Procure então um profissional para lhe ajudar.

Por Ieda Dreger

Veja também

Lidando com a separação!24/05/16 Este deve ser um dos problemas mais freqüentes, a julgar pelo crescente número de divórcios ocorridos ultimamente. O divórcio é a separação de dois indivíduos anteriormente casados, um passo tão perturbador emocionalmente de forma negativa quanto o casamento o é de forma positiva. Divórcio não é questão de menor......
Medo de dirigir?24/05/16 O medo de dirigir independe de classe social, credo, histórico familiar, etc. De um lado temos as pessoas inseguras, sejam elas homens ou mulheres, que apresentam insegurança em outras áreas da vida também, e que essa......
Como está sua autoestima?24/05/16 Auto Estima é a capacidade que uma pessoa tem de confiar em si própria, de se sentir capaz de poder enfrentar os desafios da vida, é saber expressar de forma adequada para si e para os outros as próprias necessidades e desejos,......

Voltar para (Blog)


Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.