CATEGORIAS

Aba 1

Postado em 24 de Maio de 2016 às 11h17

Brigas: a culpa é de quem, dele ou dela?

Ao chegar em casa, ele olha com raiva para ela, parece que nada dá certo e ele já sabe o que vai acontecer em seguida. Ela vem com uma cara amarrada, provavelmente dizendo que alguma coisa esta quebrada ou alguma coisa de errado ele fez. Ele sente que a vida está um inferno e a culpa por isso.
Para sermos justos.
Ele chega em casa, jogando sua pasta em qualquer lugar e em ato continuo paletó gravata sapato etc e tal. Ela olha a bagunça e pensa como sua vida é um inferno. Cadê aquelas palavras de carinho? E pior, daqui a pouco vai querer trepar como se tudo estivesse bem, ou pior nem vai querer trepar. Ele não ouve o que a está perturbando.
Perigo!
Perigo!
Esses sentimentos de frustração e de responsabilizar o outro pelo nosso vazio na vida normalmente se transformam no mais intoxicante e destrutivo fator para um casamento.
Não podemos esquecer o mais triste, quando um dos parceiros diz "eu estou infeliz" em geral o outro homem ou mulher diz "não, você está complicando tudo e não me ama mais". O outro está com medo de perder o parceiro querido e obviamente, em pouco tempo a cena volta a ocorrer, mas os personagens trocam de lado.
É preciso lembrar que talvez a sublime beleza de um relacionamento seja tentar vencer o medo, olhar para a infelicidade do seu parceiro e, de alguma forma, apesar do medo, olhar para o rosto do seu companheiro e querer mudar, não por ser "moderninho", mas por ser a possibilidade de continuidade desse casamento, dessa relação.
É preciso entender que quando alguém diz que está infeliz é preciso ouvi-lo e amá-lo para ajudá-lo na mudança e, com isso, ajudar o próprio casal a mudar.
Quando alguém pede socorro (em geral esses "socorros" são mudos e surdos nos casamentos) e não é atendido, esse socorro produz ,e como produz, rancores e mágoas, que muitas vezes no final acabam se resumindo sempre na velha e infeliz frase "a culpa é dela (e)".
Casar, apesar do que muitos pensam, é mudar e é olhar para o outro para saber para onde mudar.
Casar é olhar para o outro. Casar é lutar com o outro pelo bem estar do casal e não contra o outro.
É lutar contra a vontade de apenas culpar o outro pelas suas dores.
Dizer que a culpa é do outro é uma saída para não olhar seus próprios problemas e dificuldades. É mais fácil, mas vamos empurrando nossos desacertos com a barriga. Às vezes terminamos uma relação e entramos em outra achando que “o outro” é culpado pelos problemas. Se você não está feliz,não adiante responsabilizar unicamente o outro por isso. Procure em você as responsabilidades também. O outro não tem o dever de nos fazer felizes, isso seria peso demais. Ele pode nos ajudar, mas a responsabilidade está em nós.
Manter uma relação não é fácil, estar sozinho também não. Busque compreender onde estão os seus problemas e procure formas de resolvê-los, em conjunto ou separadamente. Mas não se acomode.

Por Ieda Dreger. 

Veja também

Porque é tão difícil viver a dois23/05/16 Quando conheceu o homem que se tornaria seu marido, Fernanda, 36 anos, acreditou ter encontrado o grande amor de sua vida: "Mauro era romântico e atencioso. Nunca brigávamos, em poucos meses, já pensávamos em nos casar. Só havia Mauro na minha frente, afastei-me das amigas. Nosso namoro foi muito bonito. Viajávamos, saíamos para dançar, dançar... Mas......
Educação é dever de quem?25/05/16 Uma das coisas mais difíceis que existe nesta vida é educar um ser humano, pois que demanda a nossa atenção por um tempo bastante longo se não por toda a vida. Alguns fatores apontam as causas da falta de limites na......
O que é Natal?24/05/16 É natal e na grande magia que evolve esta época do ano, despertam dentro de alguns um potencial de solidariedade e compaixão , surgem as campanhas contra a fome e a miséria humana, renasce dentro de nós a esperança na......

Voltar para (Blog)


Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.