Postado em 24 de Maio de 2016 às 17h33

    Depressão: O que é e como tratar

    Ansiedade e depressão (6)

    1 - O que é depressão?

    A depressão é um transtorno do humor. Isto significa uma diminuição do humor que é acompanhado por um conjunto de outros sintomas como: ansiedade, agitação, lentidão do funcionamento mental, falta de energia e de vontade, idéias de que nada vale a pena, disfunções fisiológicas (como insônia ou excesso de sono), idéias suicidas e queixas diversas.

    2 - Como diferenciar a tristeza e a depressão?

    É normal que uma pessoa experimente sentimentos de tristeza diante de alguns fatos da vida (como morte de uma pessoa querida, divórcio, perda de trabalho, perda de saúde, mudança, etc. ).

    A depressão é uma alteração muito mais grave do humor e pode causar danos maiores à pessoa com o problema.

    As relações com outras pessoas ficam bastante difíceis e podem levar a perdas de relacionamentos em ligações de amizades, namoro, casamento ou profissionais.

    3 - Como podemos saber se uma pessoa tem uma depressão?

    As pessoas experimentam a depressão de maneiras muito diferentes. Os sintomas variam de pessoa para pessoa. Se alguém apresenta alguns dos sintomas abaixo, por um período grande ou se os sintomas são tão severos que interferem em sua vida diária, podemos desconfiar que ela apresenta uma depressão.

    - Tristeza prolongada, “sensação de vazio” e ataques de choro sem explicação.
    - Dormir muito pouco ou dormir demais.
    - Perda de apetite e de peso ou aumento de apetite e de peso.
    - Perda de interesse ou prazer em atividades que antes eram prazerosas.
    - Inquietação ou irritabilidade.
    - Dificuldades para concentrar-se, recordar ou tomar decisões.
    - Fadiga ou perda de energia.
    - Sentimento de culpa, de desesperança ou inutilidade.
    - Pensamentos recorrentes sobre a morte ou suicídio.

    4 - Qual o primeiro passo para ajudar uma pessoa que consideramos estar padecendo de uma depressão?

    O primeiro passo é entrar em contato com um profissional de saúde. Somente ele poderá estabelecer um diagnóstico e indicar as melhores opções de tratamento.

    Devemos lembrar que quanto antes isto for feito, melhor. A depressão traz um risco de suicídio muito elevado. É uma condição que necessita de um tratamento vigoroso.

    5 - A depressão é tratável? Como são os tratamentos?

    Sim. É uma condição que quando corretamente diagnosticada e tratada apresenta melhora significativa. Em geral, os tratamentos da depressão são feitos com o uso de medicamentos antidepressivos e psicoterapia. Como as pessoas experimentam a depressão de maneiras diferentes, somente o profissional de saúde mental poderá fazer a melhor indicação dos recursos de tratamento a serem usados.

    6 - Como os amigos e familiares podem ajudar a pessoa deprimida?

    Com incentivo à continuidade do tratamento e conversando bastante com a pessoa deprimida, ajudando a entender que este momento tão sofrido não é para sempre.

    É muito importante a ajuda de amigos e familiares porque há muito preconceito em relação aos problemas de depressão e a pessoa deprimida sente-se fracassada, como se tratasse de uma falha moral, de uma fraqueza de caráter. É muito importante ajudar o deprimido a aceitar e encarar de uma forma realística a sua condição, evitando tomar decisões importantes, como separação conjugal, mudanças de emprego, venda de propriedade, etc. durante o período agudo da depressão.

    A família e amigos devem evitar exigências de que a pessoa faça aquilo que no momento não é possível para ela. É importante estimular mas não exigir. Devem ser evitadas frases como “você não tem nada”, “se quiser é capaz de trabalhar e estudar”.

    Quem nunca teve uma depressão pode ter dificuldade de entender o profundo sofrimento de uma pessoa deprimida.

    Por Ieda Dreger

    Veja também

    Estresse: O que é?24/05/16 É provavelmente o quadro clínico mais freqüente que existe. Trânsito, problemas financeiros, profissionais, familiares, situações de vida, doenças, alterações de metabolismo, uso de alguns medicamentos, de álcool, de drogas, acidentes, correria, insegurança (tanto financeira quanto, no caso de nossas cidades, física mesmo), dificuldades......
    Você tem dificuldade de tomar decisões?24/05/16 Todos os dias as pessoas têm uma série de decisões para tomar. Geralmente são decisões pequenas como: o que comer, que horas dormir, que roupa usar, etc. Há 40 anos atrás, quando íamos ao supermercado......
    Comemorações de Natal e Ano Novo são só alegrias?24/05/16 Quando chega esta época, ouço muito em meu consultório as pessoas falarem de cansaço, mas também dos preparativos das festas de Natal e de virada de ano, dos planos para o ano que inicia e coisas do gênero. Mas......

    Voltar para Blog