CATEGORIAS

Aba 1

Postado em 24 de Maio de 2016 às 15h00

Comemorações de Natal e Ano Novo são só alegrias?

Quando chega esta época, ouço muito em meu consultório as pessoas falarem de cansaço, mas também dos preparativos das festas de Natal e de virada de ano, dos planos para o ano que inicia e coisas do gênero.
Mas há também um grande número de pessoas que fica triste nesta época do ano. Sim triste, e porque?
Porque parece que paira no ar uma cobrança de felicidade. Claro que para algumas religiões o motivo de comemoração é o (re)nascimento de Cristo e isto é um motivo de comemoração. Mas me pergunto se toda esta alegria que nos cobram não é também algo imposto, mercantilizado. Será que existe um dia específico do ano onde todos estarão alegres apesar do cansaço do ano, do cansaço dos preparativos das festas, e outros? Será que existe um dia do ano onde todas as coisas são esquecidas e perdoadas, como se tivessem passado uma borracha na história da humanidade? Bonito seria, sublime seria, mas não é isso que acontece. Tem gente que não sabe perdoar, tem gente que perdeu alguém e quer chorar, tem gente que não tem o que comer e isso não muda no Natal. E as pessoas sofrem porque não estão felizes nesta data, porque não estão com vontade de comemorar, porque não estão como são cobradas para estarem. Os problemas não terminam porque é Natal.
Vejam, felicidade não é algo que se regula dentro do peito, tipo: dia 25 de dezembro vou acordar feliz! O Natal da felicidade, da comemoração, pode ser todos os dias, ou em outros dias quaisquer.
E neste sentido trago o apelo do Ano Novo também. Comemoração e listas de coisas que queremos fazer. Pulinhos pra cá, sementes pra lá. E começa o ano e duas semanas depois as listas vão sendo esquecidas. Todos os dias pode ser um novo ano em sua vida. Não espere o fim do ano para se decidir a recomeçar seus planos, para fazer listas, não deixe o tempo passar, recomece todo dia e principalmente, siga em frente aquilo que começou. Pare de buscar desculpas, pare de se boicotar, de esperar mais uma semana. O novo emprego? Corra atrás. Ficar sozinha ou namorar? Experimente. Um novo curso? Busque, pesquise, tem cursos a distância, tem cursos presenciais, as possibilidades são inúmeras. Mas busque soluções e não justificativas para o que não fez.
Não é obrigatório estar feliz nos festejos de Natal e virada de ano, mas não é sensato estar triste por coisas que você simplesmente deixou de fazer. Sabe aquela coisa de chegar no fim do ano e fazer um levantamento dos progressos do ano e perceber que nada evoluiu? Isso trás uma imensa sensação de fracasso. E isso é responsabilidade sua. O que você deixou de fazer para estar assim?
Pense e mude, nada muda se você não mudar.

Por Ieda Dreger. 

Veja também

Afinal, quem deve mudar?24/05/16 Uma das questões com que sou confrontada frequentemente na terapia de casal diz respeito às mudanças. Claro que quase todas as pessoas que buscam terapia de casal buscam também mudanças, geralmente do outro. Mas também é claro que os anos de vida em comum trazem alguma desesperança em relação as capacidades de mudança do cônjuge.......
A arte de ser feliz24/05/16 Difícil de explicar mas desejada por todos, a felicidade pode ser definida como um estado de espírito, repleto de emoções e sensações diversas. Tem um significado diferente para cada pessoa e não existe uma......
A mulher e seus inúmeros papeis... Ufa! 24/05/16 A mulher hoje tem inúmeros papéis, dentre eles o de mãe, esposa, namorada, dona de casa, profissional, chefe...porque tivemos que desenvolver tantos papéis? Porque avançamos. Entre as causas do avanço feminino no......

Voltar para (Blog)


Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.