CATEGORIAS

Aba 1

Postado em 24 de Maio de 2016 às 14h24

Só um novo amor apaga o antigo?

O fim de um relacionamento é sempre doloroso. Quando é forçado pra uma das partes então... Solange, coitada, mal pôde aproveitar o namoro sem pesos na consciência com Luciano e já o perdeu. Achando que o amor da sua vida está morto, ela passa a se envolver com Miguel e aceita até se casar com ele. Assim, quem sabe, não apaga de vez Luciano de suas lembranças e pára de sofrer tanto?
Assim como a personagem, homens e mulheres da vida real acreditam que isso é possível. Quando uma relação termina, mas o amor pelo outro continua, apostam em novos relacionamentos como forma de se desvencilhar dos sentimentos que ainda os prendem à outra pessoa. Mas será que só mesmo um novo amor para nos fazer esquecer o antigo?
Quando, por algum motivo, o relacionamento acaba, surge um vazio, a pessoa se sente sem forças, sem vida e sem o que fazer. Os dias não passam, a dor da perda muitas vezes torna-se insuportável! E, como a dor é da falta de uma pessoa a quem se dedicar e amar, automaticamente, a pessoa acaba buscando outro para ‘colocar no lugar’, preencher o vazio, supondo que, desta forma, resolverá o problema.
Veja algumas idéias:
Tânia – “Não acho que só um novo amor nos faz esquecer um antigo. Pra mim, isso nunca funcionou. Tenho que terminar uma história, pra começar outra. Não consigo emendar um relacionamento no outro.”
João Carlos – “As pessoas podem viver sozinhas também e isso não ser, necessariamente, um problema. Um novo amor deve ajudar muito, mas nada como o tempo pra esquecer definitivamente.”
Sergio – “Um novo amor é uma boa forma de tentar desencanar de um antigo. Só acho importante deixar clara a situação pra pessoa com quem se está no momento.”
Alberto – “O ser humano precisa elaborar o que perde. Elaborar significa aceitar que perdeu, chorar pelo que perdeu, sofrer... É como a cicatrização de uma ferida. Quando arrumamos um amor no lugar de outro, é porque a dor já não é tão intensa. Nenhuma mulher se apaixona por outro homem no velório do marido! Quando há um segundo amor, é porque a ferida já está mais cicatrizada e a pessoa já pode encarar uma nova relação. Um amor antigo não se esquece porque não apareceu um outro. Essa pessoa não pode ficar sem ninguém. Então, é melhor amar um ‘morto’ ou um ‘desaparecido’ do que amar a ninguém...”
Julia – “Tudo que se refere ao amor é complexo, nada é simples. A princípio,
acho que um grande amor pode ser curado com outro, mas é preciso 
que este outro realmente desperte nosso interesse, que seja algo especial. Pode funcionar e pode não. Às vezes, o ‘novo amor’ só reforça a força do amor que sentíamos pelo ex. A verdade é que não existe uma fórmula mágica para o esquecimento. Mas se for pra generalizar, apóio a tentativa de esquecer através de novos relacionamentos.”
Ieda Dreger – Ficar sozinho é trabalhar a auto-estima. A pior coisa do mundo é tentar deixar de sofrer com a perda de alguém buscando um novo relacionamento logo em seguida. Assim, estaremos buscando alguém muito semelhante àquele que nos deixou. Mas como cada pessoa é única, certamente o novo amor não corresponderá a todas as expectativas e, certamente, a cada frustração por descobrir que o novo amor não é como o anterior, o sofrimento vem novamente.

Entendo que a dor da perda leva as pessoas a fazerem qualquer coisa para não sentirem mais esta dor, mas é preciso primeiro passar pelo período de luto pela perda, chorar, cuidar de si próprio, aumentar a auto-estima, fortalecer-se, amar-se, ficar só! Somente depois deste período é que a pessoa poderá estar pronta para ter um novo relacionamento por completo.
Não esquecemos o que vivemos, a nossa história sempre será lembrada! O que podemos fazer é parar de sofrer por causa do passado, por aquilo que vivemos. E, para isso, precisamos encerrar um relacionamento dentro de nós, colocar um ponto final, para somente depois iniciarmos um novo.

Por Ieda Dreger. 

Veja também

Relacionamento ruim: fim ou recomeço?23/05/16 Você sabe por que duas pessoas permanecem juntas durante um período de tempo, numa relação afetiva? As pessoas costumam dizer: o amor, afinidade, companheirismo, respeito mútuo, amizade. Palavras bonitas, certo? Mas vazias. O que mantém duas pessoas unidas é, nada mais, nada menos, que: interesses comuns. Está certo, não vou ser radical: existem casos em......
Mimar filhos... Um ato de amor?24/05/16 Na maioria das vezes, a simples perspectiva de gerar um filho já enche os futuros pais de alegria e amor. Esses pais passam a cultivar a idéia de serem os provedores e guardiões deste pequeno ser. Para aqueles que decidem investir nesta......
Drogas na adolescência ou uma droga de adolescência?25/05/16 Conforme cresce o mercado de drogas, diminui a idade dos jovens que experimentam ou fazem uso delas. Porque é mais fácil entrar no mundo da droga na adolescência? Porque a adolescência é um período de......

Voltar para (Blog)


Uso de Cookies

Nós utilizamos cookies com o objetivo de oferecer a melhor experiência no uso do nosso site. Ao continuar sua navegação, você concorda com os nossos Termos de Uso.